sexta-feira, 1 de abril de 2011

Marketing Verde.

1 -
O termo marketing verde, ecológico ou ambiental surgiu na década de setenta, quando a AMA (American Marketing Association) realizou um Workshop com a intenção de discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente. Durante este evento o Marketing Ecológico foi assim definido : “O estudo dos aspectos positivos e negativos das actividades de Marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis”.
2 –
Exemplo 1:
Convênio entre Eletrobras CGTEE, Eletrobras, Furg – Fundação Universidade do Rio Grande, e CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, para a estudos de viabilidade técnica visando a utilização de Microalgas com o objetivo de redução da emissão de gás carbônico proveniente da geração Termelétrica.
Exemplo 2:
A Coca-Cola Company anunciou na terça-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, na reunião anual da WWF, uma das principais organizações não governamentais (ONG) de conservação da natureza no mundo, em Pequim, na China, o compromisso de liderar suas operações globais, inclusive as de seus fabricantes autorizados, na reposição da água que usa na fabricação de bebidas. A Coca-Cola concentrará suas ações em três áreas principais: reduzir a água usada na produção de bebidas, reciclar essa água e reabastecer as comunidades e a natureza.
Exemplo 3:
O Programa Esfera Azul é um programa "guarda-chuva" instituído pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Comunitário da Universidade Luterana do Brasil, sem fins lucrativos, que promove as ações educativas voltadas às atividades que embasam as Oito Metas do Milênio, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD e os princípios da Agenda 21 Brasileira. O Programa visa às transformações sociais, à conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, a partir de princípios éticos e comunitários que embasam as ações nos campos científico, tecnológico e social. Concomitantemente, busca desenvolver o espírito crítico entre as comunidades e difundir os conhecimentos por todos os meios ao seu alcance.

3 –
A incorporação de características ambientais envolve a adoção de diversas práticas preservacionistas, por parte das organizações, visando a eliminação ou, pelo menos, redução dos danos ecológicos em todas as fases do ciclo de vida dos produtos. Como os recursos são escassos, torna-se uma condição indispensável ao pleno desenvolvimento econômico de um país, a maximização da eficiência produtiva através da correta alocação destes recursos para satisfazer as demandas sociais.

4 –
Exemplos de comunicação verde nas empresas para o público externo:
- Esta embalagem é biodegradável. Apesar disso, você deve descartá-la em um local adequado;
 - Não jogue sua latinha no chão, pois ela pode ser reciclada. Procure em sua cidade um posto de coleta;
- Você sabia que o vidro é 100 % reciclável ? Se você deseja contribuir para a coletiva seletiva de lixo, procure em sua cidade;
- Nosso produto não contém CFC´s. Saiba aqui o que o CFC pode causar ao meio ambiente e à sua saúde;
- Veja o que acontece com a natureza toda vez que você joga lixo no chão;
- Nossas lâmpadas foram fabricadas. Saiba mais como economizar energia;
- Nosso produto possui um rótulo ecológico. Isto significa que ele foi desenvolvido;
- Esta embalagem é fotodegradável. Isto quer dizer que ela se decompõe quando exposta à luz solar.

Exemplos de comunicação verde nas empresas para o público interno:
- Utilizar somente papel reciclado em documentos internos;
- A luz que você apaga a empresa não paga;



Nenhum comentário:

Postar um comentário